Tem gente que acha que a umidade surge no teto e parede das residências surge exclusivamente por causa de infiltrações de água da chuva acumulada em lajes, marquises e beirais. O que essas pessoas não sabem é que a falta de impermeabilização de caixas de água em residências tem contribuído de maneira significativa com os problemas de umidade e infiltrações que ocorrem em lajes e paredes das casas, geralmente causados por rachaduras e falhas na estrutura de reservatórios e caixas de água.
Seja qual for o tipo de material usado na construção ou fabricação da caixa de água de residências, reservatórios de fibrocimento, polietileno, aço inox, poliéster reforçado, reservatório de alvenaria elevado ou subterrâneo, cisterna ou tipo torre que armazenam a água potável consumida nas residências precisam ser mais que estanques.
Em resumo, além da capacidade de reter a água, precisam ser impermeabilizados para impedir que o líquido ultrapasse o fundo e as paredes da caixa. Se houver falhas na impermeabilização, é preciso descartar toda a água para realizar os necessários reparos na estrutura.
A impermeabilização das caixas de água em residência é um procedimento que além de prolongar a vida útil do reservatório, preservar as estruturas das edificações dos efeitos da umidade e infiltrações. Mas impermeabilizar caixas de água de residências requer técnica e mão de obra especializada.
É necessário esvaziar a caixa por um determinado tempo para não o impermeabilizante não comprometa a potabilidade da água. As resinas e compostos usados na impermeabilização, se não estiverem bem-curados, podem se misturar na água.
Não há época ou intervalo certo para impermeabilizar caixas de água em residências. A impermeabilização deve ser feita já na instalação e refeita antes que ocorram vazamentos visíveis na forma de umidade ou infiltrações.
Recomenda-se uma nova impermeabilização ou um reforço na existente sempre que houver a suspeita de que algum dano possa estar prestes a ocorrer no reservatório.
O prazo envolve a verificação de trincas, bicheiras do concreto, necessidade de troca de tubulações, remoção de impermeabilizações anteriores e preparação da superfície. Em seguida são aplicadas diversas camadas de impermeabilizante e esperar pela cura completa. O tempo de cura pode ser reduzido com uso de equipamentos que retiram a umidade do interior do reservatório.
A limpeza mau feita pode danificar uma impermeabilização existente. Solventes, ácidos e outras soluções químicas podem interferir com os materiais impermeabilizantes. Jatos de água submetida a alta pressão e materiais abrasivos também podem danificar a impermeabilização.
Dependendo das características da caixa ou do reservatório, o trabalho de impermeabilização pode demorar o tempo período suficiente para a cura dos materiais usados na impermeabilização, para impedir que resíduos dos impermeabilizantes aplicados se dispersem na água usada para consumo.
A impermeabilização requer sempre mão de obra mais especializada. Para impermeabilizar caixas de água residenciais são usados argamassas poliméricas rígidas ou flexíveis. O material é escolhido dependendo da estrutura e do local da instalação.
Reservatórios superiores estão sujeitos a ação do sol, chuvas e ventos, enquanto os reservatórios subterrâneos a ação do clima e permeabilidade do solo. As resinas de poliuretano e de epóxi também são eficientes na impermeabilização.
Para comprovar a eficácia dos serviços executados, a União aguarda o tempo da cura para realizar a limpeza e higienização da caixa. Depois de descartar da água com resíduos da limpeza, repete o procedimento com soluções bactericidas que purificam.
Então realiza o enchimento completo do reservatório para observar se não há vazamentos. Após essa verificação, a água é finalmente liberada para consumo.
Quando necessários, devem ser executados serviços externos por meio de reparos com argamassa, repintura e outros recursos na estrutura do reservatório.
Além de contribuir com sua resistência a intempéries, estes serviços melhoram sua aparência e aspecto visual.
Além dos riscos do trabalho em altura, a limpeza da caixa de água em residência é uma atividade que exige experiência e conhecimentos técnicos. Ao entregar a tarefa para o Grupo União, você economiza tempo e dinheiro.
Além de evitar desperdícios de água, os profissionais da União executam uma limpeza rápida e de qualidade, com menor interferência e no seu dia a dia, sem prejudicar a rotina da residência.
A União fornece certificados de impermeabilização e da limpeza realizada. E se necessário encaminha amostras da água para análise e teste de potabilidade em laboratório independente especializado, comprovando a qualidade do trabalho realizado e certificando que a caixa de água da residência está livre de bactérias, germes, entre outros organismos nocivos a saúde dos usuários.
Trabalhar em parceria com seu cliente;
Cumprir as normas estabelecidas nos contratos;
Manter a qualidade e garantia de eficiência nos trabalhos executados;
Estar sempre à frente em tecnologia e no conceito de qualidade, sendo reconhecida no mercado como a melhor empresa do ramo de impermeabilização de caixa de água em residências.
A União é informatizada. Dispõe de uma linha de equipamentos modernos, tecnologia avançada, técnicos e demais colaboradores altamente qualificados, sempre prontos para atender prontamente aos clientes, seja qual for a necessidade.
Para limpeza e impermeabilização de caixa de água em residência, a empresa conta com uma frota equipada com radiocomunicadores e celulares para a imediata interação entre os técnicos e a central de operações da empresa, proporcionando agilidade no atendimento e clareza nas informações.
Unidos para lhe servir temos uma equipe de profissionais treinados e especializados para lhe dar o suporte técnico necessário antes, durante e após a execução dos serviços.
INEA Instituto Estadual do Ambiente (FEEMA)
FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – UN004057/55.61.99
CRH – Conselho Regional de Higienização FE014781
CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia N° 2002201440
CRQ – Conselho Regional de Química N° 03417235 – 3ª Região
SICAF – Sistema de Integração de Circulação e Atualização Fiscal
M. VALLADÃO CRQ 03418635 – 3ª REGIÃO
Toda empresa que executa serviços de impermeabilização, hidráulica, impermeabilização de caixas d’água, impermeabilização de caixa de água em residências tem que ser credenciada pelo CREA-RJ.
Peça para ver o certificado e confira sua validade.
Os serviços da União são executados por profissionais capacitados e especializados (treinados pela FEEMA), que comparecem aos locais de atendimento uniformizados e munidos de EPI’s (equipamentos de proteção individual) necessários.
Todos os materiais e equipamentos usados na impermeabilização de caixa de água em residências são previamente desinfectados e esterilizados.